Dúvida: Mosaico ou falso mosaico?
Todo mundo reconhece um mosaico quando está diante dele: é a combinação de pequenas peças, geralmente coloridas, que, juntas, formam uma nova composição. Até aí, nenhum mistério. Mas e quando os nossos olhos nos enganam? E quando aquele mosaico que está na bem nossa frente não é feito de uma colagem bem elaborada de formas? É o que acontece com o falso mosaico, uma técnica de artesanato que tem crescido cada vez mais em popularidade. E não é difícil entender o porquê desse sucesso.
O falso mosaico se destaca entre os artesãos de primeira viagem, que estão começando a experimentar com os limites da criatividade. Enquanto os mosaicos “verdadeiros” (assim dizendo por falta de um termo melhor) são feitos à base de pedras e, por vezes, plástico, conchas, papel e outras matérias-primas, os falsos mosaicos são feitos à base de pingos de tinta. Ou seja, são mais baratos de fazer, e, se a experiência der errado, o prejuízo também é menor.
Falso mosaico, aparência realista
O que não diminui em nada o resultado final: o falso mosaico pode constituir uma obra final tão perfeita que confunde até mesmo os olhos treinados! A técnica do falso mosaico se destaca cada vez mais no cenário doméstico e caseiro, porque é ideal para repaginar aqueles móveis velhos dos quais você não quer se desfazer (ou está sem grana para comprar novos). Mas, a não ser que opte por comprar móveis artesanais, você jamais encontrará peças tão únicas e bem ao seu estilo como aquelas feitas ou reformadas por você!
Falso mosaico, trabalho real
Aliás, quem cria com as mãos já percebeu a onda crescente de remodelar uma peça já existente em um item único. Além dos móveis, o falso mosaico também é bastante comum em caixas de madeira e em porta-copos feitos de madeira. Você pode formular uma gravura do zero ou procurar por uma gravura já em forma de mosaico, com aquelas divisórias quadriculares ou retangulares compondo a imagem. Se a sua intenção é, digamos, criar uma caixa, a imagem deve ser aplicada na superfície.
Antes de mais nada, você precisa fazer um trabalho de decoupagem na caixa de MDF. Pinte a caixa da cor mais conveniente para o seu falso mosaico, espalhe a cola com um pincel e aplique a gravura – com cuidado para não formar bolhas (recomenda-se usar um saquinho plástico para pressionar a imagem). O falso mosaico tem início quando você preenche os quadradinhos com tinta relevo transparente, nas cores da sua preferência – muita atenção para não deixar a tinta extrapolar as marcações das formas.
Falso mosaico, riqueza de detalhes
No entanto, o que deixa o falso mosaico com a sensação de realidade é a demão de verniz brilhante a base de água, que você deve aplicar com o pincel depois que se der por satisfeito com o resultado. Esse brilho faz toda a diferença na percepção geral da sua obra! Aliás, quando alguém admirar a sua criação, você pode dizer, com todo orgulho: “É falso mosaico, eu que fiz!”. Revelar a técnica não vai diminuir a sua criação. Apenas vai provar que a sua habilidade manual é tamanha que a sua arte está confundindo os sentidos. Confira os trabalhos com mosaico no Airu e teste também a sua percepção e sentido.
Compartilhar
0 comentários:
Postar um comentário